O primeiro carro 100% LED é da Mercedes

Já parou para pensar quanta energia está sendo desperdiçada nos congestionamentos levando-se em conta aquela quantidade de luzes acesas com carros parados? Sim, refiro-me a faróis e luzes de posição dos veículos.

 

avenida transito lento

 

Tenho certeza que você já deve ter visto por aí inúmeros modelos de automóveis com lanternas e decorações com luzes LED (Diodos emissores de luz). Ficam bonitos mesmo. A utilização de diodos emissores de luz não só proporcionou maior liberdade de design como permitiu vantagens como o baixo consumo de energia em comparação às lâmpadas convencionais, o acendimento praticamente imediato, a possibilidade de se controlar melhor eletronicamente, e a baixa manutenção. Uma Unidade LED pode ter uma vida útil de 100.000 horas, se aplicado corretamente. Só para comparar uma lâmpada incandescente atualmente não passa das 2000.

 

Vista frontal do Mercedes Benz Class S

 

Pois bem, para aplicações de maior potência ainda eram utilizadas lâmpadas incandescentes ou os malditos faróis de Xênon. A Mercedes no seu modelo S-Class, simplesmente eliminou toda a iluminação incandescente por LED’s. Não foi só nos faróis, mas no carro inteiro! Só no interior do veículo são aproximadamente 300 LED’s.

 

Lanternas traseiras Mercedes class S

 

Faro alto adaptável

 

Com as novas tecnologias incorporadas, não há mais necessidade do motorista comutar entre farol alto e baixo, aumentando a segurança da condução. O Facho alto pode ser deixado permanentemente ligado e é comutado automaticamente toda vez que um motorista em sentido contrário entra no cone de luz do Mercedes. Isto é possível graças ao sistema de reconhecimento de imagens. Em conjunto com cameras de Infra-vermelho, pode-se, aos moldes do sistema FLIR das aeronaves, detectar também pedestres e animais em rota de colisão.

 

 

Agora queremos ver tudo isso nos projetos nacionais. Vamos aguardar para ver quando nossas montadoras irão adotar a solução em massa. Com as exigências do Inovar Auto, Deixo a dica: Adoção de LEDS reflete em economia de combustível e redução de emisões heim!

 

fonte: daimelr.com