Cap. 1 – Projetando caixas de som: Introdução

Olá, provavelmente você já viu este material que ensina a projetar caixas de som pela internet à fora. Trata-se de uma apostila, que eu, Ademir Ferreira escrevi a alguns anos, mas que pessoas vem distribuindo e vendendo indevidamente um material já antigo e desatualizado.

Este material é gratuito, portanto você não deve compra-lo de nenhum vendedor, em sites de anúncios ou de vendas de cursos.  Os materiais que comercializamos estão disponíveis apenas nos links deste site [Ecoprojetos.com] e em nossas redes sociais.

Veja também:

A muito tempo, quando escrevi a primeira versão deste material, ainda era um estudante de engenharia e pretendia criar uma apostila para compartilhar o que vinha aprendendo sobre caixas de som, que sempre foi um tema muito intrigante para mim. As pequenas caixas que criava com sucatas de TV, rádios e restos de madeira, agora poderiam ter critério, projeto, uma forma correta de se construir e obter o resultado esperado.
Por isto mesmo este material não tem a pretensão de somar algo mais na discussão sobre o tema. Existem muitos só no Brasil que podem receber o título de referência no assunto. Alguns tem seus livros citados no final desta apostila. Pelo contrário, este material trata-se de um “tira-gosto” e boa fonte de informação para os “não iniciados” no tema, desta forma poderemos todos falar uma mesma língua e nos aprofundar nos projetos de caixas de som de forma conjunta.
A primeira versão da apostila de caixas acústicas era comercializada como E-book, mas diante da pirataria crescente, passou a ser disponibilizada gratuitamente no site ecoprojetos.com, onde permanece até então.
Que este material contribua para que cada vez mais pessoas possam ingressar neste maravilhoso hobbie.

Imagem das caixas de som construidas com compensado naval

Se você já está lendo esta introdução é porque certamente tem curiosidade e se interessa por áudio e caixas acústicas. Desta forma acredito que também já imaginou porque certas caixas acústicas são tão caras, enquanto outras parecem tão simplórias e baratas.


Seria somente questão de marca? ou realmente existe um trabalho sério de projeto que resulta em uma sonoridade realmente superior? Será que o tamanho e formato da caixa são importantes? Alto falante é tudo igual? Basta ter o mesmo tamanho? Qual a potência que posso colocar sem estragar o alto falante? O tipo da madeira é importante?

Estas são dúvidas frequentes que fazem perdido quem vai construir uma caixa de som. Nesta apostila vamos ver que realmente há muitas considerações a se levar em conta para o projeto de uma caixa acústica, mas com um pouco de conhecimento, você já irá mais acertar do que errar ao criar suas caixas, sejam elas dutadas, seladas, subwoofers domésticos, HI-FI, etc.


Este material foca no áudio doméstico e de alta fidelidade, mas a teoria se aplica a outros usos, como sonorização de ambientes, shows, etc, prestando atenção nas particularidades de cada aplicação.

Mas o que é uma caixa acústica?

Uma caixa acústica trata-se de um recinto para disciplinar as ondas sonoras produzidas pelo alto-falante. Mais à frente veremos que a caixa isola em seu interior ondas sonoras que poderiam interferir descontroladamente no funcionamento do alto-falante, Mas o cálculo correto pode utilizar-se destas ondas beneficamente ao invés de desperdiçá-las no interior da caixa. Tenho ainda que avisar que uma caixa mau calculada, ou simplesmente reaproveitada, vai funcionar (vai fazer som) mas pode provocar distorções no som e até danos ao alto-falante quando este estiver com grande potência aplicada.

Caixa de som com defeito

Veja também: