10 programas grátis indispensáveis para inventores

 

Chris Anderson em seu livro “A cauda longa” alertou que os grandes hits já não tem o mesmo apelo que tinham no passado. Sejam as grandes gravadoras, editoras de best-sellers, estúdios de hollywood ou fabricantes de softwares, todos hoje dividem o mercado com todo um universo de opções oferecidas principalmente pela internet. Muitas vezes, as opções que o cliente tem acesso são mais adequadas, mais baratas ou até mesmo grátis.

Um dos maiores benefícios que a internet oferece é sem dúvida a possibilidade de procurar e utilizar ferramentas que antes eram disponíveis somente a profissionais especializados e a um custo altíssimo.
Lembro-me por exemplo que programas de desenho técnico como o Autocad por exemplo, só estavam disponíveis para arquitetos e engenheiros em grandes escritórios de projeto.

Atualmente existem diversas ferramentas grátis (freewares e opensource) disponíveis, e com capacidades que podem até superar softwares pagos. Vou tentar listar algumas que podem ser úteis para quem desenvolve algum produto.

 

 

1-Draftsight:draftsign

Como já citei o Autocad, conhecido programa que apesar de ter capacidades para criar em 3D, dominou mesmo o universo de desenhos técnicos para arquitetura, engenharia e projetos mecânicos. Há várias alternativas FREEWARE, mas apresento o 3DS draftsight, mesma empresa do Solidworks.


 

2-Blender: blender

Modelagem virtual e animação 3d que rivaliza com os maiores do mercado.


 

3-FreeCad:

FreeCAD é um software de modelagem 3D para bater de frente com concorrentes como solid works e inventor, produzindo arquivos para serem usados na indústria metal mecânica, design e no desenvolvimento de produtos

 


 

4-Cfd studio: cfdstudio

Está com um problema de escoamento ou condução de calor de difícil solução nas mãos? Tente usar o CFD studio , software brasileiro desenvolvido pelo departamento de engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.

 


 

5-Scilab: scilab

Poderoso como seu similar o Matlab, é dedicado à solução de problemas matemáticos e científicos por meio de uso de métodos numéricos e simulações.

 


 

6-Gimp:ScreenHunter_455

Nada de photoshop pirata, use o GIMP (The GNU Image Manipulation Program) que atente a quase todas as necessidades dos usuários de photoshop.

 


 

7-Scketcup:sketchup

Já conhecido disponibilizado pelo Google, o software é capaz de realizar modelagem 3d rápida e geolocalizada. Grande biblioteca on-line de objetos.

 


 

8-Freemind: freemind

organize seus pensamentos e projetos com essa ferramenta de mapa mental.

 


 

9-Openproj: opemproj

qualquer projeto necessita ser gerenciado. O openproject apresenta uma alternativa aos lideres de mercado Primavera e Microsoft project.

 


 

10-Openfoam(Linux):

openfoam

Analise de escoamentos de flúidos por volumes finitos (computational fluid dynamics CFD). Ferramenta muito poderosa, porém é necessário ter algum conhecimento na área para se tirar maior proveito. Talvêz possa-se eleger como seus similares pagos , os softwares: Ansys, Star ccm ou Fluid.

Em breve voltaremos para falar de novas ferramentas totalmente opensource voltadas para engenheiros e pesquisadores.

Ademirjr

Buscando formas de criar produtos com mais propósito e que carreguem muito mais sentido e ligação com o usuário.