Veículos elétricos pelo mundo (tem brasileiro)
Bom, já é inevitável: Os carros elétricos estão chegando pra ficar, contrariando todos aqueles que teimavam que algo assim não seria possível , não seria viável etc…
A melhor prova disso são as inúmeras transformações que pessoas do mundo todo vem fazendo em seus próprios carros, se divertindo, se libertando e ainda por cima levando o merecido título de pioneiros nesta nova era.
Carro elétrico é complicado, pesado, feio, caro… Com certeza você já ouviu isso por aí, mas irá se surprender ao descobrir que todos esses adijetivos são tão infundados quanto dizer que o veículo elétrico é coisa recente. Na verdade, veículos elétricos são tão simples e práticos que nos deixa sem saber por qual o motivo a industria automobilistica se baseou exclusivamente no motor a combustão por mais de um século. Ou será que sabemos…?
Motores elétricos surgiram antes mesmo dos motores a combustão. Como o “bicho homem” não é bobo nada, logo tratou de aplicar o dito motor em alguma espécie de carruagem capaz de leva-lo pela cidade. Isso em meados do sec XIX. Após o sucesso comercial dos veículos com motor a combustão, os elétricos foram postos de lado.
Porém, hoje a história vem se invertendo. E enquanto as empresas realizam seus estudos de mercado, pesquisas, algumas pessoas não conseguiram segurar a ansiedade e o senso ecológico e já puseram a mão na massa.
Os veículos abaixo foram todos retirados do site www.evalbum.com, vale a pena visitar.
Queria dar mais ênfase aos veículos transformados, mas este aqui merece destaque. É o VELA, brasileiro e está sendo desenvolvido do zero. Está sendo desenvolvido em parceria com a CPFL. Mais informaçoes é só clicar nas fotos
Acho que poucos sabem que na década de 70 a Gurgel lançou o que seria o primeiro carro elétrico produzido no Brasil. Chamava-se Gurgel Itaipú. Bom, por diversos motivos que não cabem comentar agora, o projeto não vingou, apesar da simplicidade e tecnologia serem identicas as que o Luciano aplicou ao seu também Gurgel Supermini.
O bom e velho fusca 73 vai soltar faísca!!!
Um brasileiro de sobrenome também Gurgel (coincidência?) está não só convertendo um VW Gol geração IV como também está promovendo uma reviravolta positiva para a regulamentação destes veículos. Vale a pena conhecer o site do projeto. O tamanho do motor elétrico comparado ao de combustão sempre impressiona. Pouco maior que uma melancia hehe.
E o Twike, a meu ver o veículo “na medida” para se rodar na cidade. Leve, espaço para dois, híbrido pedal/eletrico. Imagine como sua vida seria bem mais fácil e barata se 70% dos veículos no transito fossem iguais a esse.
Existem muitos outros. Esqueçam as tradicionais montadoras, elas dificilmente irão oferecer opçoes deste tipo. A solução passa pelos pequenos fabricantes. Fique ligado.
é bobagem eu tentar colocar muita coisa aqui, pois acho que já deu pra entender a mensagem.
Basta vontade pessoal. Tem pessoas montando bicicletas elétricas com menos de R$200. Dá pra ir a todo lugar. Nem aquela desculpa que vai chegar suado no trabalho vai colar mais. Mãos a obra.
Um abraço
Ademir Jr.