Como fazer caixas de som cap. 3 – Conhecendo os tipos de alto falantes

Varios tipos de alto falantes

Como fazer caixas de som cap. 3 – Conhecendo os tipos de alto falantes

Tipos de alto falantes

Este capítulo é parte do curso “Como Projetar Caixas de Som”. clique aqui para ver o curso completo

O primeiro conceito que devemos ter de um alto-falante é que trata-se de um transdutor, ou seja, transforma um tipo de energia (elétrica) em outro (mecânica). É um sistema oscilante onde existe uma massa, representada por todo conjunto móvel, e um efeito de mola e amortecimento provocado tanto pela borda e centragem quanto pelas massas de ar que o cone movimenta.

Imagem de um alto falante de pequenas dimensões
Woofer de 4 polegadas eastech

O movimento do cone do alto falante baseia-se normalmente na força magnética. A interação entre o campo do ima e o campo magnético gerado pela bobina quando esta é percorrida por corrente, cria a força necessária ao seu movimento. A bobina está rigidamente ligada ao cone e este se movimenta para frente e para trás juntamente com a bobina. O cone deve ser rígido o suficiente para que não se deforme em grandes oscilações. Por isto, hoje em dia se constróem cones não só em papel resinado, mas em plástico, fibra de carbono , kevlar, e até cerâmica. O chassi do alto falante garante que sua geometria não se altere e deve ser o mais rígido possível. A função da borda e da aranha é somente garantir que o movimento seja só de “vai-e-vem”, com todo o conjunto sempre centrado.

Como todo corpo com massa, o cone do alto-falante também possui inércia, que devido ao seu tamanho e constantes de mola de sua estrutura vibrante, vai definir sua faixa de freqüência. Deste modo é quase impossível que um alto falante consiga reproduzir toda faixa audível. Comumente, cada tipo de alto-falante consegue reproduzir apenas uma pequena faixa:

 

  • Woofer – reproduz sons graves entre 50 e 3000Hz. Possui um conjunto móvel pesado, grandes dimensões e grande excursão do cone. O cone é rígido e não permite que seja deformado pelas as altas potências. Deve-se mover como uma superfície firme. A sua bobina deve ter capacidade de dissipar altas potências.
  • O sub-woofer é um tipo especial de woofer, otimizado para reproduzir graves entre 20 e 150Hz.
  • O alto-falante de médios, antigamente chamado de squarker, vai reproduzir a faixa compreendida entre 500 e 5000Hz. Hoje em dia em sistemas profissionais para palco, utiliza-se cornetas, mid-ranges ou woofers que consigam reproduzir até +/-5000Hz

 

corneta de médios

 

 

  • Tweeter – reproduz os agudos acima de 5000Hz. Tem particularidades interessantes, a começar do seu tamanho, muito inferior aos anteriores, devido a maior eficiência da reprodução de agudos e ao fato destes serem direcionais, ou seja são emitidos em uma única direção. Por isso os bons tweeters possuem não um cone, mas apenas uma calota esférica protuberante para ajudar a dispersar os agudos pelo ambiente, veja a figura:

Tweeter de domo

 

Normalmente estes modelos são caríssimos. Para uso em trio elétrico automotivo e uso geral utiliza-se os modelos profissionais, piezoelétricos ou os de cone de papel, que são mais simples e baratos.

Os tweeters são muito importantes em sistemas estéreo, pois são os sons agudos e médios responsáveis pela formação da imagem estéreo (veja ref. 3 e link 30). Para isso tweeters pertencentes a canais diferentes devem ser instalados o mais distante possível um do outro. Na verdade é ideal que a distância entre os tweeters e a cabeça do ouvinte forme um triângulo equilátero para a maior apreciação dos efeitos estéreo. Pelo fato dos sons agudos serem tão direcionais, qualquer obstáculo entre o ouvinte e o falante de médios/agudos causa interferências. Até mesmo telas. Por outro lado, os sons graves abaixo de 150Hz são tão difusos que em nada contribuem para o som estereofônico, de modo que apenas um subwoofer pode ser usado para suprir a falta das baixas freqüências, não importando nem a posição dele no ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*