Indiano cria geladeira que dispensa eletricidade

 

Um Inventor indiano inovou novamente ao utilizar conhecimento secular na criação de uma geladeira simples de argila que dispensa eletricidade.

 

indiano mostras geladeira de barro
mitticool

Mansukhbai Prajapati utilizou o efeito de resfriamento evaporativo para criar uma geladeira de cerâmica. As paredes porosas são resfriadas quando a umidade se evapora. No projeto de Prajapati, o reservatório de água fica no topo da geladeira, que umedece as paredes. A evaporação ao longo do dia faz com que o interior fique mais frio. O mesmo processo faz com que tenhamos água fresca em nossos filtros de barro.

Beduínos utilizavam o método para produzir gelo em pleno deserto, por meio de potes de argila deixados em regiões de clima seco, à noite.

o valor estimado do produto é por volta de R$135, que a torna especialmente acessível para grande parte da população. Com alguns melhoramentos, o produto poderá ganhar mais eficiência e atingir muitas regiões do mundo, onde a conservação de alimentos é um problema que limita a qualidade nutricional da população.

Prajapati mostrou que inovação não necessita ser cara. Basta ter conhecimento, observação e ação! site do MittiCool