Empresa brasileira destaca-se em desafio robótica da DARPA

Robonauta da nasa halteresUma empresa brasileira está se destacando dentre as equipes participantes do desafio de robótica da DARPA, nos Estados Unidos. A DARPA é uma agencia americana de fomento de projetos avançados e pesquisas militares. Alguns já devem ter ouvido falar no Urban Challenge, também fomentado pela agência, o qual colocam-se à prova veículos robôs de navegação autônoma através de obstáculos urbanos comuns a todos nós. Pois agora a Agencia estará premiando a equipe que obter melhor desempenho no desenvolvimento de robôs humanóides.

 

A Mogai é uma empresa de tecnologia que desenvolvem projetos e conta com apoio de agencias de fomento como a FINEP. Nesta etapa da competição os competidores deverão simular um protótipo virtual fornecido pela DARPA, competindo com equipes como a NASA e MIT. A equipe brasileira que também possui integrantes a UFES, montou o sistema operacional do robô que deverá funcionar um robô real no futuro. O vencedores da competição levarão US$ 2 Milhoes.
O robô humanoide deverá realizar atividades comuns, como dirigir, caminhar por terrenos difíceis, Usar ferramentas e equipamentos de resgates comuns, feitos para serem usados por humanos.

 

Outra empresa Americana recentemente apresentou seu robô, chamado Petman. A boston Dynamics desenvolve Máquinas autônomas para diversas misões e também tem o fomento da DARPA. veja os vídeos:

 

 

 

Gostou ? Então compartilhe!