Tijolos para casas ecológicas

parede de tijolos

Quando olhamos para uma construção muitas vezes não lembramos quanto impacto foi gerado para que fosse possível cada metro quadrado de matéria prima alí colocado. Pois perceba: Os tijolos por exemplo, além de degradar grandes áreas para retirada do barro, promovendo assoreamento de rios e erosão ,  necesssitam ser queimados em fornos. Estima-se que seja necessário queimar 5 árvores para cada mileiro de tijolos (bloco ceramico)

Segundo informado pelo fabricante Tijol-eco (http://www.tijol-eco.com.br/), cada mileiro de tijolo comum exige a queima de 5 arvores.

No entanto a solução dos tijolos de “Solo Cimento” parece ser alternativa bastante acertada para as construções de alvenaria convencional:

Os blocos podem ser produzidos na própria obra, com terra do próprio local. Sem erosão,  somente mistura de terra, água e cimento.

Não há queima, portanto não se emite CO2, Não se gasta energia elétrica ,nem se desmata.

A montagem da alvenaria é simples, sem massa, basicamente encaixes.

O fabricante aí em cima (que inclusive possui site bastante explicativo, recomendo) garante que o custo da obra também é inferior e o prazo de execução é menor. Acho que está mais perto da nossa realidade do que o conceito de SteelFrame. estou de olho nestes dois, ainda tenho dúvidas quando a durabilidade e estabilidade dos tijolos e quanto a transmissão de ruídos e vibração em uma casa de Steel Frame. Pesquisando…

links:

casas ecologicas

http://www.textolivre.com.br/artigos/15997-construindo-uma-casa-ecologica

steel frame

http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=507