Como fazer caixas de som cap 1 – introdução: Como projetar caixas de som de qualidade superior

capa da apostila aprenda como fazer caixas de som

Como fazer caixas de som cap 1 – introdução: Como projetar caixas de som de qualidade superior

Aprenda como fazer Caixas de som

Olá. Provavelmente você já viu este material ensinando a construir caixas de som pela internet. Trata-se de uma apostila, que eu, Ademir Ferreira escrevi a alguns anos, mas que pessoas vem distribuindo e vendendo indevidamente um material já antigo e desatualizado.

Este capítulo é parte do curso “Como Projetar Caixas de Som”. clique aqui para ver o curso completo

O que tem de diferente agora?

Agora, não é mais só uma apostila. Aqui você terá acesso gratuito a um material dinâmico, de qualidade , com muita informação nova e em constante atualização, aberto a discussões.

Compratilhe este material! Não compre de piratas. Este material é gratuito, portanto você não deve compra-lo de nenhum vendedor do mercadolivre ou outros sites que estão pirateando.  Os materiais que comercializamos estão disponíveis apenas em nosso canais:

perfil.mercadolivre.com.br/ECOPROJETOS_DESIGN

Ecoprojetos.com

Introdução – Faça você mesmo: caixas acústicas de qualidade Superior

Faça caixas seladas, caixas dutadas (Bass reflex), subwoofers, som para carro, som para festas, sonorização de igrejas, etc.

Imagem das caixas de som construidas com compensado navalSe você já está lendo esta introdução é porque certamente tem curiosidade e se interessa por áudio e caixas acústicas. Desta forma acredito que também já imaginou porque certas caixas acústicas são tão caras, enquanto outras são feitas sem o menor critério nos fundos de uma loja de instalação de acessórios automotivos e o instalador garante que aquela caixa tem qualidade indiscutível. Será que seria somente questão de marca, ou realmente existe um trabalho sério de projeto que resulta em uma qualidade que compense o preço? Será que o tamanho e formato da caixa são importantes? Será que um alto falante de 10 polegadas da marca X pode funcionar na mesma caixa onde estava instalado um alto falante também de 10 polegadas de marca Y? Qual a potência que posso colocar sem estragar o alto falante? O tipo da madeira é importante?

Estas são perguntas freqüentes que fazem com que quem vai construir uma caixa se sinta meio perdido. Nesta apostila vamos ver que realmente há muitas considerações a se levar em conta para o projeto de uma caixa acústica.

Através de informações o mais claras possíveis, cálculos comentados, exemplos de projetos e referências bibliográficas, procuro apontar o melhor caminho para que você aprenda a projetar qualquer tipo de caixa: Dutadas, seladas e bazoocas para o carro, subwoofers, domésticas, HI-FI, guitarra, palco etc.

 

 

O que é caixa acústica? Para que serve?

 

Uma caixa acústica trata-se de um recinto com certas propriedades definidas de modo a condicionar as ondas sonoras produzidas pelo alto-falante. Mais a frente veremos que a caixa isola em seu interior ondas sonoras que poderiam interferir descontroladamente no funcionamento do alto-falante. Posteriormente, o correto cálculo da caixa pode utilizar-se destas ondas beneficamente ao invés de desperdiça-las no interior da caixa. Tenho ainda que ressaltar que se o cálculo incorreto da caixa pode provocar também distorções no som e não dificilmente danos ao alto-falante.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*