Veiculos elétricos – O que há de novo?

Brasileiro Carlos Ghosn Presidente da nissan ao lado do Leaf

Nestes ultimos anos estamos notando uma rápida reviravolta no mercado automotivo, e os veículos elétricos ou eficientes pequenos de baixa cilindrada,  passaram a fazer parte da estratégia de quase todas as montadoras.

O Chevrolet Volt , que na verdade é um híbrido bem resolvido (a exemplo dos veteranos Honda Insigh e Toyota Prius) finalmente foi lançado em 2010 a 37000USD

O Nissan Leaf foi lançado em janeiro. É um 100% elétrico com autonomia de 160km e custa 25000USD lá nos EUA.

Chevrolet Volt

Interessante notar que a estigma de carro futirista de design esquisitão não existe mais. Os veículos elétricos de hoje são carros comuns, de ótimo design, que se integram ao transito. Competem em pé de igualdade com carros top para o padrão brasileiro. Possuem air bag, ABS, Ar condicionado (que inclusive pode ser acionado via SMS antes de você chegar ao veículo – vantagem do Leaf por ser 100% eletrico), e recarga das baterias na frenagem.

Não dá mais para negar o tamanho do mercado que se forma. Apesar de todas as incoveniências que alguêm pode encontrar no uso de veículos elétricos ou hibridos, eles estão chegando forte. A Hyundai anunciou que irá investir no Brasil na construção de uma nova sede, com autonomia para desenvolvimento de produtos, o que com certeza inclui modelos elétricos.

Veículo hibrido Honda Insigh

Resta saber quando as nacionais irão começar a investir nos seus projetos. Serão que vão esperar os chineses chegar?

Um comentário em “Veiculos elétricos – O que há de novo?

  • 20/02/2011 em 7:09 pm
    Permalink

    Na foto do Leaf, o Homem em pé é o Carlos Ghosn, Brasileiro, presidente do grupo Nissan. Lembro que quando assumiu provocou muita polemica pelas demisões em massa para renovar a empresa

Fechado para comentários.