Qual o meio de transporte ideal na cidade?

Qual o meio de transporte ideal para uma grande cidade como Belo Horizonte?

Com a realização da copa do mundo de 2014 no Brasil, aposto que muita gente já pensou no impacto que será sentido nas cidades dos jogos, principalmente quando se fala no nosso já complicado trânsito.

É interessante que pelo menos já nos preocupemos com essas análises, pois acredito que servirá de preparação para grandes mudanças que ocorrerão nos hábitos da população. Mudanças necessárias pois realmente ocorre uma saturação de veículos as ruas.

O transporte público é Horrível. Fico pensando como alguém pode trocar o carro pelo ônibus, quando o trajeto que faria em 15~20minutos, com todo conforto,  é feito pelo ônibus em 1:00h, com transito bom!!!

Transporte público deveria ser eficiente o bastante para ser capaz de mudar o hábito daqueles que usam o carro por comodidade. Missão complicada, tendo em vista o grau de conforto que o veículo oferece em comparação ao transporte público. Uma malha de metrô, além de ser um empreendimento caríssimo, pode não surtir o efeito desejado se não for possível atender certas áreas da cidade.

O número de pessoas e o aumento do número de carros nas grandes cidades é tal que em breve será melhor que as pessoas saiam das suas casas apenas em ocasiões especiais. O trabalho seria transferido para “home offices”.

Não sei se o Twike aí na foto seria a melhor opção.  Com certeza, a utilização em massa de carrinhos assim resultaria em um transito menos violento, menos desperdício de energia (já pensou quanta energia é jogada fora por km de engarrafameto?). Além do mais , é leve e simples de construir.

esboço sketch de um carro compacto urbano

Então minha sugestão fica aqui? Seguindo a cultura “DIY”, não está na hora de desenvolvermos nossos próprios veículos elétricos urbanos? porque não? Vamos começar por uma bicicleta motorizada. Este post tem a intenção de ajudar as pessoas nas idéias e nos cálculos. Vou tentar colocar aqui a técnica de projeto de um brinquedinho desse. qualquer dúvida é só perguntar.

Abraço

Ademir Jr.